Leia com atenção o testemunho do cantor Felipe Valente, postado em seu Instagram, sobre um professor de história que ele teve. Ao fim, faremos alguns apontamentos.

fel

Destacamos alguns pontos desse testemunho para a nossa reflexão:

(1) Em sua primeira aula, o professor passou um texto de Leo Huberman. Huberman foi um escritor marxista e o livro “A história da riqueza do homem” traça uma história baseada em conceitos de Marx como o materialismo dialético e a luta de classes.

(2) Em sua segunda aula, ele discute o “processo de produção capitalista” baseado no filme “Tempos Modernos”. Boa parte desse filme retrata a mesmice de um dia de trabalho numa fábrica.

(3) O professor analisou, em uma das aulas, a música “Construção”, de Chico Buarque. Essa música (muito bem composta, ressalta-se) abre margem para várias interpretações, dentre as quais destaca-se uma crítica à hipocrisia da sociedade, aos valores tradicionais, à mesmice da vida proletária e ao valor da pessoa humana na sociedade capitalista (uma crítica, sabidamente, marxista). Chico Buarque, lembremos, é militante de esquerda.

(4) O professor sabia ser bastante simpático e criar uma impressão de liberdade em suas aulas.

(5) É possível averiguar claramente que o professor seguia uma linha ideológica definida em suas aulas, pautando suas discussões por ela. Curiosamente, o professor substitui o livro didático por essa linha ideológica.

(6) Não há, no relato de Felipe Valente (e no comentário de sua irmã), qualquer alusão a que o professor tenha apresentado outras linhas ideológicas como contraponto, dando a elas o mesmo peso.

(7) Felipe Valente é bastante conhecido hoje em dia por sua posição política à esquerda.

A intenção desse post não é criticar a posição política do cantor. Apenas deixar uma reflexão sobre as aulas daquele professor. Houve influência dele sobre os alunos? Essa influência foi no sentido de estudar vários lados diferentes da questão? Ou foi no sentido parcial de adotar uma linha ideológica para si sem o devido estudo e confrontamento com as demais? Tirem suas conclusões.

Link da postagem do cantor: https://www.instagram.com/p/BLmHvFmjxPw/