Por Davi Caldas
O casamento é uma instituição pré-queda. E embora ninguém seja obrigado a se casar, existe no decálogo um mandamento que proíbe o adultério. Um desdobramento desse mandamento é a proibição da fornicação e do divórcio, pois tais práticas fogem do ideal de Deus. Note que o casamento só existe enquanto os seres humanos permanecem projetados por Deus para serem sexuados e românticos. No momento em que Deus transformar a natureza humana para que todos sejam irmãos, não haverá mais casamento, nem sexo, tampouco desejo de se casar ou de se unir sexualmente. Portanto, podemos dizer que se trata de uma instituição moral que depende de certas circunstâncias para existir.
Sabemos ainda que o casamento tem uma função simbólica importante. Ele representa a união de Deus (o noivo) com o seu povo (a noiva). E Paulo parece crer que o objetivo primordial do casamento é ser uma sombra que representa essa união (Efésios 5:31-33). Não resta dúvida, aliás, que a união com Deus é muito mais importante que o matrimônio; o símbolo não pode ser maior que o objeto simbolizado.
Ora, os cristãos entendem que a união com Deus ocorre por meio de Cristo. Através de sua morte na cruz, recebemos vida e somos reconciliados por Deus. Assim, é possível dizer que, de certa forma, o casamento tornou-se, após o pecado, uma sombra de algo muito maior que viria: a união de Deus com o seu povo mediante o sacrifício de Cristo.
Pois bem. Imagina que ilógico seria se alguém, baseado nisso, começasse a espalhar por aí que o casamento foi abolido na cruz, pois era apenas sombra de Cristo; tendo vindo Cristo, seu sacrifício tornou o casamento nulo, sem valor, obsoleto. Agora, pois, é proibido casar. Loucura, não é mesmo? Diriam: “Claro que não! O casamento é uma instituição pré-queda. O sacrifício de Cristo não o anula. Ademais, não há uma linha que fale contra o casamento no Novo Testamento. Ao contrário, há passagens favoráveis”. Essa resposta está correta. Mas, infelizmente, quando se trata do sábado, também uma instituição pré-queda, com mandamento incluído no decálogo e sem nenhuma proibição no Novo Testamento (ao contrário, com indícios de continuidade), o raciocínio usado por muitos é que ele foi anulado na cruz. Não faz sentido.
fevereiro 27, 2017 at 10:06 pm
Prezado senhor Davi Caldas. Com todo o respeito a sua pessoa, mas nosso comentário versa sobre sua postagem , “O Sábado e o casamento”, a qual carece de fundamento bíblico, mas que demonstra tão somente o seu lado fanático de um devoto do sábado judáico. Caro senhor, NA BÍBLIA, NÃO EXISTE, nenhuma conotação entre a natureza do casamento e do sábado judáico, bem como a pré-queda do sábado, como exposto pela prezado senhor.
É óbvio, como um estudante da Bíblia, o senhor sabe, de sobejas, que o sábado nunca foi uma instituição de natureza pré-queda. Sua tese sobre a mesma natureza do casamento e do sábado, tão somente é fundamentada na SUPOSIÇÃO Adventista de sua “profetisa” Ellen G.White: “Santificado pelo descanso e bênção do Criador, o sábado foi guardado por Adão em sua inocência no santo Éden; por Adão, depois de caído mas arrependido, quando expulso de sua feliz morada. Foi guardado por todos os patriarcas, desde Abel até o justo Noé, até Abraão, Jacó.” (O Grande Conflito pág. 453 – EGW).
Este é o ensino que todos os conversos recebem assim que se filiam à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Mas seria verdadeiro tal ensinamento?
Um fato importante é que a palavra “sábado” NUNCA APARECE no livro de Gênesis. NINGUÉM antes do Êxodo (Êxodo 16), soube sobre qualquer lei de guardar um sábado, leia Ezequiel 20:10-12, onde está escrito: “tirei-os da terra do Egito… Também lhes “DEI” os meus sabados…” Observe que está escrito que o Senhor “DEU” porque não exisita, se existisse Ele teria dito RESTAUREI, não é óbvio?
Não obstante, tudo aponta para o fato de que os Dez Mandamentos nunca existiram como um código formal de lei até a época de Moisés. Veja que em Neemias 9:13-14, Deus NÃO disse que os LEMBROU dos sábados como se fosse uma RESTAURAÇÃO, mas disse que havia FEITO CONHECER, o sábado no Sinai. A lei era algo novo, leia Deuteronômio 5.6. O próprio teor dos mandamentos nas tábuas mostram isso de fato… “Os antepassados do povo hebreu não tiveram nenhuma ordem para guardar o sábado. A Aliança não foi feita com eles obviamente”, leia Deuteronômio 5.2-3. Se as Dez Palavras não existiram de modo formal antes de Moises, o 4ª preceito como mandamento também não existia. Isto posto, caro senhor, sua mensagem, repetimos, carece de fundamento bíblico para ser levada a séria pelos leitores, pois, infelizmente e lamentávelemnte, sua base é A SUPOSIÇÃO Adventista, PORTANTO FALSA perante As Escrituras Sagradas. Abraços na graça e paz do Aprendiz de Cristão, Clodoaldo.
CurtirCurtir
fevereiro 28, 2017 at 7:13 pm
Clodoaldo,
Gênesis 2:1-3: “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”.
Atenciosamente,
Equipe Reação Adventista.
CurtirCurtir
março 1, 2017 at 4:26 am
Prezados senhores da Equipe Reação Adventista. Que DECEPÇÃO! Considerando que os senhores são os porta-vozes da defesa do Cristianismo mas não tratam com relevãncia nossas postagens cristãs. Mudar de assunto seria apenas um esforço inútil, não fosse antes de tudo contrapruducente. Além de não corresponder à VERDADE, não responde as questões objetivas propostas do tema. Antes tergiversa a idéia de mudar de assunto equivale a CONFISSÃO. A realidade, senhores, é que poucos estão interessados na VERDADE. A maioria prefere a MENTIRA DISFARÇADA. Perdoem-nos pela sinceridade cristã, mas parece que estão nos tratando com pouco-caso, aliado a uma desconsideração para com o tema proposto pelo senhores, que julgamos ser de maior relevância, ao postarem como resposta as nossas argumentações bíblicas, o texto de Gênesis 2.1-3 sem nenhum comentário, por isso deixamos de comentar sua resposta fuma vez que já foi comentada sobejamente na ultima póstagem que os senhores não contestaram; sem falar que até hoje não responderam aos nossos comentários sobre as 15 Razões para guardar o sábado, parte 1, de 09.02; 2, de 08.02.2017 e 3, de 11.02.2017. Sempre temos por norma tratar as coisas do Senhor com a maior seriedade, bem como o maior respeito, pois tememos ao Senhor.
Por outro lado, senhores, um dos princípios mais básicos para um entendimento da mensagem da Bíblia, é que a ESCRITURA INTERPRETA A ESCRITURA. A Bíblia é a Palavra Santa, infálível e inerrante de Deus. É a nossa autoridade mais alta. Isso significa que não podemos buscar uma interpretação autoritativa do significado da Escritura fora da própria Bíblica, como fazem os senhores adventistas que aceitam a Bíblia interpretada pela “profetisa” Ellen G.White. Se os senhores tiverem a coragem de checar seus escritos com a Bíblia, terão a maior decepção, Só para citar um exemplo: “Santificar o Sábado ao Senhor importa em salvação eterna”. (Livro Testemunhos Seletos, vol. III, pág.22, EGW, ed.1956). Heresia pura. Atentem que o apóstolo Paulo nos ensina que uma vez que viemos para Cristo ´- Ele é o fim da Lei (Rm.10.4). Assim, as únicas pessoas debaixo da Lei são aquelas que ainda não têm a Cristo como Senhor e Salvador.! Leiam Gálatas.5.4. Abraços na graça e paz do Senhor, do Aprendiz de Cristão,Clodoaldo.
CurtirCurtir
março 1, 2017 at 12:27 pm
Clodoaldo,
Apenas não queremos repetir coisas que já foram ditas. seus questionamentos todos encontram resposta nos textos que já escrevemos. E sua alegação de que o sábado não é uma instituição pré-queda é refutada pelo texto de Gênesis de maneira clara e direta. E quanto a isso, aliás, centenas de teólogos de diversas igrejas ao longo dos séculos estão de acordo. Irmão, não vamos chover no molhado.
Atenciosamente,
Equipe Reação Adventista.
CurtirCurtir
março 2, 2017 at 12:11 am
Prezados senhores da Equipe Reação Adventista. Sua resposta, “Apenas não queremos repetir coisas que já foram ditas…” é uma LEVIANDADE! Ah! Estava esquecendo. Sua resposta é a técnica Adventista de mudar de assunto. Esse esforço senhores, seria apenas inútil não fosse antes de tudo contraprodutivo. Além de NÃO CORRESPONDER À VERDADE, NÃO RESPONDE as questões objetivas do tema. Apenas “TERGIVERSA”. A idéia de mudar de assunto equivale a CONFISSÃO de que não têm argumentação e nem competência para responder os questionamentos. É simplesmente isso!
Assusta-nos um blog que se propões a postar textos bíblicos, convidando leitores para deixarem uma resposta sobre o tema apresentado; não dão o devido respeito que se requer a resposta dos leitores visitantes que entram no blog.Por outro lado, senhores, nossa base é a Bíbica como única regra de fé e prática. Não precisamos recorrer a teólogos de diversas religiões como fazem os senhores da Equipe Resposta Advenrtista.
Perdoem-nos a voltar a chover no molhado, é porque até agora, não sabemos se por negligência ou incopetência, os senhores da Equipe Reação Adventista não enxugaram nada, só tergiversaram sobre Gênesis 2.2,3. Por favor, EXPLIQUEM-NOS COMO GÊNESIS 2.2,3, mostra o sábado na Pré-Queda????? Vejamos Gênesis 2:2-3: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.”
O que podemos encontrar nessa passagem? A criação foi concluída em seis dias; Deus descansou no sétimo dia; Deus abençoou o sétimo dia; Deus santificou o sétimo dia; A razão pela qual Deus santificou o sétimo dia foi porque Ele descansou nele. O que NÃO encontramos nessa passagem? NÃO encontramos na passagem da criação sobre o sétimo dia a fórmula “e houve tarde e houve manhã, o sétimo dia”, como ocorre nos outros seis dias da criação; NÃO encontramos nenhuma menção da palavra “Sábado”, no livro de Gênesis; NÃO encontramos nenhum mandamento para a humanidade descansar no relato de Gênesis. (A Bíblia relata que a primeira vez que alguém foi ordenado a guardar o Sábado foi em Êxodo 16:23-30.); Nada é mencionado expressamente do homem em relação ao descanso do sétimo dia da criação. Nota: Quando Moisés menciona o Sábado em Êxodo 20:11: “Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.” Moisés está ensinando aos judeus no Sinai PORQUE estavam guardando o Sábado, e não QUANDO o Sábado foi instituído. O relato de Gênesis não menciona um fim para o descanso de Deus no sétimo dia. É apresentado como um estado permanente pela omissão da frase “e houve tarde e houve manhã, o sétimo dia”. O fato de que o relato de Gênesis é tão cuidadosamente construído indica que essa omissão não foi acidental. Senhores da Equipe Reação Adventista, onde está em Gn. 2.2.3 a relação do sábado ser Pré-Queda?????
Por outro lado, Em nenhuma passagem o texto bíblico afirma que os homens devam guardar o sábado judeu, para comemorar o antigo descanso da criação. O sábado era para comemorar o livramento do Egito (Deuteronômio 5.15), que os judeus deveriam “lembrar-se” (Êxodo 20.8).
Ah! Mostro, a seguir, porque Os senhores da Equipe Resposta Adventista, guardam o sábado,muito embora não há nenhuma ordenança do Senhor Jesus para guardar o Sábado, mas porque , obedecem sua profetiza: “Santificar o Sábado ao Senhor importa em salvação eterna” (Livro: Testemunhos Seletos, vol. III pág.22, EGW ed1956). É SÓ CHECAR COM A BÍBLIA!
Ellen G. White e o seu significado para os adventistas:
“… Os testemunhos orais ou escritos da Sra. White preenchem plenamente este requisito, no fundo e na forma. Tudo quanto disse e escreve foi puro, elevado, cientificamente correto e profeticamente exato” – Livro “Sutilezas do Erro” (pág.35).
“Os Adventistas do Sétimo Dia acreditam que o genuíno dom da profecia seria manifesto na Igreja através das mensagens ou escritos de Ellen G. White… Eles são o cumprimento de Ap. 12:17…” – Livro “Estudando Juntos”, Finley, pg. 86.
“NEGAMOS QUE: A qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas” – Revista Adventista, fev. 1984, pág. 37.
“Disse o meu anjo assistente. ‘ Ai de quem mover um bloco ou mexer num alfinete dessas mensagens. A verdadeira compreensão dessas mensagens é de vital importância. O destino das almas depende da maneira em que forem elas recebidas” – Primeiros Escritos, pág. 258. Abraços na graça e paz do Senhor Jesus, do Aprendiz de Cristão, Clodoaldo…
CurtirCurtir
março 2, 2017 at 8:50 pm
Clodoaldo,
Vamos responder seus questionamentos sobre a interpretação de Gênesis 2:1-3 em um post específico, em breve.
Atenciosamente,
Equipe Reação Adventista.
CurtirCurtir
março 5, 2017 at 2:08 am
Prezados senhores da Equipe Reação Adventista. Estarei aguardando o post específico sobre o Sábado ser pré-queda, e aproveita e mostra a natureza do sábado com o casamento, que até hoje os senhores não mentaram nada. Abraços na Graça e paz do Senhor, do Aprendiz de Cristão Clodoaldo…
CurtirCurtir
março 13, 2017 at 1:43 pm
Clodoaldo,
Segue o texto o link do texto: https://reacaoadventista.com/2017/03/13/interpretando-genesis-21-3-o-sabado-e-realmente-uma-instituicao-pre-queda/
Atenciosamente,
Equipe Reação Adventista.
CurtirCurtir
maio 19, 2020 at 11:26 am
Quero agradecer imensamente a Davi Caldas por seus esclarecimentos quanto ao sábado como dia de descanso, especialmente ao responder a um detrator do mesmo.
Ele se postou de modo irreverente diante desse tema.
Quero lhe dizer, Davi, que suas explicações, baseadas na Bíblia, são contundentes. Só não vê quem não quer.
Parabéns!
CurtirCurtir
agosto 16, 2020 at 10:14 am
Olá sou adventista gostaria de saber se eu posso casar no civil no dia de sábado se não por que?
CurtirCurtir
agosto 17, 2020 at 3:58 pm
Olá, Laiana!
Tudo em paz?
Respondendo sua pergunta: não é apropriado casar no civil ou no religioso no sábado. O sábado é o Dia do Senhor. Ele deve ser aproveitado ao máximo para se dedicar às coisas de Deus, ao bem estar do próximo e ao quê é imprescindível (comer, beber, ir ao banheiro, etc.). Casar envolve concentração em burocracia, em preparativos, etc. É coisa que poderia ser feita em outro dia. Então, não é apropriado.
Uma vez que o dia do casamento é um dia em que o foco é o casal e tudo aponta para o casório, é melhor que o dia do casamento seja realmente um dia para o casal. E o sábado não pode ser um dia específico para o casal, pois já é um dia específico para o Senhor. Da mesma forma, não é apropriado fazer uma festa (de casamento, aniversário ou outra coisa) no sábado. Se haverá alguma comemoração no sábado deve ser voltada para Deus. Deus é o foco.
Esperamos ter ajudado.
Cordialmente,
Equipe Reação Adventista.
CurtirCurtir