Por Davi Caldas
Um assíduo leitor do blog argumentou, em um comentário recente, que o texto de I João 2:4 é utilizado de modo desonesto pelos adventistas para constranger irmãos não adventistas. O texto em questão diz o seguinte: “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso e nele não está a verdade”. Nosso crítico sustenta que não há nesse texto uma defesa do decálogo, pois sua interpretação correta estaria ligada às passagens de I João 3.23 e João 13:34. Na primeira lemos: “Ora, seu mandamento é este: que creiamos em o nome do Senhor Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou”. E na segunda, as palavras do próprio Cristo, relatadas no evangelho de João: “Novo Mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros”.
A proposta desse texto é demonstrar que os dois mandamentos em questão não anulam ou substituem o decálogo e que, portanto, a interpretação do texto de I João 2:4 feita pelos adventistas não está incorreta. Embora não estivesse previsto abordar o referido tema nessa semana, abrimos estes parênteses aqui, pois a crítica é interessante e não haverá problema em responde-la antes do texto programado anteriormente sobre a construção da teologia paulina. Este último ficará para a próxima postagem.
Considerações Iniciais
Há duas considerações iniciais que precisam ser feitas a respeito dos dois mandamentos destacados por João em sua epístola. A primeira é que eles não são mandamentos novos em essência. O mandamento de amar ao próximo já estava contido no Antigo Testamento, na passagem de Levítico 19:18. A inovação que trazia Jesus dizia respeito ao grau de amor requerido e, evidentemente, à forma expressa do mandamento. Enquanto que o grau de amor ao próximo requerido em Levítico era o amor que cada um tem por si mesmo, o parâmetro de amor que Jesus instituía agora era ainda mais elevado: cada um deveria amar como Ele amou. Muda-se o parâmetro e também a forma do mandamento. Não se encontraria esse mandamento, da forma como Cristo expressou, na Torá.
Quanto ao mandamento de crer no nome de Jesus, ele encontra sua base nas profecias e simbologias do Antigo Testamento a respeito do Messias. Ademais, é um desdobramento e/ou variante do mandamento de amar a Deus acima de todas as coisas, também incluso no Antigo Testamento. A fórmula joanina, portanto, não representa nada novo em sua essência, mas apenas na forma.
A segunda consideração é que os dois mandamentos expostos por João se constituem um modelo de resumo da Torá. Era bastante comum entre os mestres judeus enfatizar os preceitos da Torá através de resumos que expressassem todos os mandamentos. O professor de estudos judaicos Geza Vermes relembra esse fato em seu livro “Jesus e o mundo do judaísmo”, usando os exemplos de mestres conhecidos do judaísmo como Simlai, Filon, Hillel e Yohanan ben Zackai.
Quando, portanto, Jesus foi instado por um mestre fariseu a dizer qual era o principal mandamento da Torá (Mt 22:36-40 e Mc 12:28-31), essa solicitação e o resumo que Jesus apresentou devem ser compreendidos como algo habitual na cultura judaica dos primeiros séculos. Tais resumos não significavam, na cultura em questão, a exclusão dos outros mandamentos, mas apenas a exposição dos princípios basilares de toda a Torá. O poder de síntese de Jesus foi admirado pelos mestres inquiridores não porque seu resumo implicava a destruição da Torá, mas porque resumia bem a sua essência. Aqui fica claro que João fez uso de uma variante do resumo que Jesus formulara para os fariseus. A essência é a mesma, mas a forma foi desenvolvida para o contexto da nova aliança.
Com essas considerações em mente entendemos que os dois mandamentos mencionados por João estão intimamente associados aos antigos, já que são variantes de resumos dos mesmos. Desta maneira, a evocação desses novos mandamentos implica a evocação de mandamentos antigos, seguindo a tendência de resumo-ênfase presente na cultura judaica da época.
Preceitos Inclusivos
Vamos analisar mais profundamente o texto de I João 3:23 à luz dessas considerações que fizemos. Sustentamos aqui que os mandamentos ali mencionados são resumos e estão associados a outros mandamentos. Isso se torna evidente quando procuramos usar esses mandamentos não como resumos, mas como princípios completos. Vejamos.
Um homem pode praticar homossexualidade com um parceiro, mas crer sinceramente em Jesus Cristo e amar profundamente o seu próximo. Se entendermos os mandamentos em João como princípios completos, então esse homem claramente foi alcançado pela graça de Deus, justificado, santificado e salvo. Estará no céu. Mas opa! A Bíblia condena a prática da homossexualidade. Isso significa que embutido em algum dos mandamentos expostos de João está um mandamento negativo que proíbe esse tipo de relação.
Outro exemplo. Uma médica pode ser ateísta, agnóstica ou espírita, mas amar ao próximo à ponto de largar sua vida confortável no ocidente e ir para um local ermo do continente africano, numa região de extrema pobreza, próximo a zonas de guerras civis, apenas para cuidar de pessoas necessitadas. Ora, Paulo afirma em Romanos 13:8-10, que quem ama ao próximo cumpriu a Torá e que todos os mandamentos da Torá se resumem no preceito de amar ao próximo. Se entendermos as palavras de Paulo como princípios completos, então essa médica claramente foi alcançada pela graça de Deus, justificada, santificada e salva. Estará no céu. No entanto, sabemos que o amor ao próximo de nada vale para a salvação se a pessoa não crer em Cristo como Senhor e Salvador. Isso significa que, ou Paulo não viu necessidade em enfatizar a crença em Cristo nessa passagem, já que seus ouvintes eram cristãos, ou que em sua concepção o amor ao próximo estava atrelado aos mandamentos de amor a Deus (incluindo a crença em Cristo). Nas duas possibilidades, fica claro que o preceito do amor ao próximo não pode ser entendido como um princípio completo. Trata-se de uma síntese.
Um exemplo que podemos tirar da própria epístola de João está no capítulo 5, verso 21, onde lemos: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”. Esse é um mandamento que se encontra presente no decálogo e certamente está embutido no mandamento joanino de crer no nome do Senhor Jesus. Não fosse o caso, uma pessoa poderia crer em Jesus, amar o próximo, mas também manter seus ídolos. Sabemos que a Bíblia condena isso. Então, concluímos que o mandamento exposto por João é uma síntese que traz consigo também o preceito antigo de não adorar ídolos.
Um dos mandamentos dados por Cristo, aliás, é crer e ser batizado. Embora isso não seja dito no mandamento exposto por João, deve ser considerado, pois Cristo ordenou. Assim, se o mandamento fosse visto como completo, uma pessoa crente em Jesus Cristo poderia deliberadamente escolher não se batizar.
Expondo as coisas dessa forma, tudo pode parecer muito óbvio. Mas a explicação faz-se necessária para mostrar a verdadeira essência do pensamento judaico nessa questão. Os mandamentos “todo-inclusivos”, como classifica o professor Geza Vermes, carregavam em si os demais, todos atrelados. Nenhum judeu tradicional ou crente em Jesus entenderia o resumo oferecido por Cristo, ou a variante exposta por João, como um corpo completo de regras, mas sim como o resumo, a base, a essência, a partir do qual se entende o quadro completo.
Nesse sentido, é perfeitamente plausível afirmar que embutidos nos dois mandamentos expostos por João estavam diversos mandamentos antigos, tais como: não roubar, não matar, não adulterar, não cobiçar, honrar pai e mãe, não oferecer falso testemunho, não mentir, não fornicar, não praticar homossexualidade, ser misericordioso, perdoar, não adorar outros deuses, não adorar imagens de esculturas, não usar o nome de Deus em vão e etc. Todos esses mandamentos possuem como base, evidentemente, o amor a Deus e o amor ao próximo. E é apenas isso que o resumo pretende: demonstrar qual deve ser a base e a motivação para cada um dos mandamentos.
Afirmar, portanto, que o decálogo (e não só ele) está atrelado aos dois mandamentos expostos por João não é nenhuma desonestidade. É evidente que o resumo de João, uma variante do resumo de Jesus, expressa dezenas de mandamentos antigos que permanecem válidos e com sentido por terem em sua base o amor. Assim sendo, também não é absurdo dizer que o mandamento do sábado também pode estar incluído nesse resumo. Mas este já é o assunto do próximo texto, no qual vamos abordar a construção da teologia paulina, conforme já pontuado.
A ênfase no amor ao próximo
Antes de terminar o artigo, é interessante refletir sobre a razão pela qual o ministério de Jesus e, por conseguinte, o ministério dos discípulos e primeiros cristãos enfatizava tanto o amor pelas pessoas (no grau que Cristo amou). Essa era a maior deficiência do judaísmo prático legalista da época e, ao mesmo tempo, a grande mola propulsora capaz de empurrar os primeiros cristãos à evangelização de gentios nos confins da terra. Era ainda o elemento principal capaz de levar cristãos a suportarem perseguição e martírio. Um judeu tradicional da época seria capaz de morrer para não se prostrar diante de uma imagem (em obediência a uma das obrigações para com Deus), mas dificilmente morreria para levar o evangelho aos gentios.
O novo mandamento dado por Cristo é assim enfatizado porque era o elemento primordial para tornar vivo e eficaz a pregação do evangelho. Natural que do resumo apresentado por Cristo este mandamento acabasse por se tornar a síntese preferida dos mandamentos e de toda a mensagem da nova aliança, à ponto de por vezes embutir o mandamento de amar a Deus sobre todas as coisas (ou sua variante “crer em Cristo”) como se os dois fossem uma coisa só. No fim das contas, tudo deve ser visto como um só conjunto mesmo e o amor, em seu estado pleno, é a expressão que melhor abarca todos os deveres que se esperam de um salvo/santificado para com Deus e seu próximo.
maio 19, 2017 at 4:24 am
• Caro senhor Davi Caldas. Com todo o respeirto, o assíduo leitor do blog, só espera que não lhe tirem o prazer de postar neste blog proibindo seus post. Sr. David, suas mensagens são maravilhosas, bem escritas, com um raciocínio lógico notável, mas que, infelizmente, à luz das Escrituras Sagradas, deixam muito a desejar, uma vez que falta embasamente bíblico para comprovar o que afirma. É extraordinária sua habilidade em usar de um contorcionismo eivado de lógica para tentar provar que ainda somos obrigados a guardar a Lei do Sinai, os Dez Mandamentos e o Santo Sábado, quando o próprio Senhor Deus afirma com toda ênfase no 2º mandamento do Decálogo que : “Eu sou o Senhor Teu Deus que te tirei da terra do Egito, da casa da Servidão.” (Êx.20.2.). Caro senhor Davi: Quem é o povo que Deus tirou da terra do Egito? É o povo, peculiar, separado dos demais povos da terra para quem a Lei foi dada. ´Simples, raciocínio lógico. Ah! O Sábado: O Sábado é o Sinal em todas as gerações, entre Deus e o povo que Ele tirou do Egito (Êx. 31.13). Simples lógico.
Com relaçao ao texto Dois mandamentos ou Dez, uma defesa do Decálogo no Novo Testamento, observa-se, nitidamente, um enorme paradoxo. Ora se o Adventismo prega que existem duas leis, a Moral, os Dez Mandamentos e a Cerimonial, os demais 603 mandamentos dados no Sinai, como o senhor explica que dois mandamentos de uma lei abolidade, pelos adventistas, a Cerimonial, para validá-las no contexto do Decálogo, a vigente pelos Adventistas? Voltemos ao texto: 1ª. João 2.4: “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” Aí os senhores adventisrtas dizem que quem não guarda o sábado, que está incluído entre os Dez Mandamentos, é um mentiroso . Senhor Davi, vamos examinar o texto: Neste texto se diz que os mandamentos são o Decálogo? Não. Apenas presumem os adventistas e por causa desta presunção eles chamam mentirosos a todos aqueles que não rezam pela sua cartilha. Nos vv.l-2 vemos que João fala de Jesus Cristo, e o pronome possessivo seus refere-se a Jesus e aos seus mandamentos e não ao decálogo (Jo 13.34; 15.12; 1 Jo 3.23; 4.21; 2 Jo 5). Encontramos no Novo Testamento uma porção de coisas que são chamadas mandamentos: os dois grandes mandamentos Mt 22.36-40, os preceitos de Cristo são chamados de mandamentos (Jo 14.15, 21; 15.10; 13.34; At 1.2). Os ensinos dos apóstolos são chamados mandamentos do Senhor (1 Co 14.37;1 Ts 4.2; 2 Pe 3.2). Logo não se refere à Lei antiga que foi abolida por Jesus. E o próprio Jesus nunca mandou guardar o sábado, ao contrário, foi a atitude de indiferença de Jesus com relação ao sábado que o levou a ser perseguido pelos judeus Mt 12.1,13; Jo 5.16,19; 9.16). Caro senhor Davi, notou que em todos os textos que o senhor postou que fala dos mandamentos, nenhum deles fala do Sábado? Sr. Davi, notou que Senhor Jesus nunca usou de seu poder de síntese, para ordenar a guarda do Sábado para uma pessoa que recebeu a Ele como seu único e suficiente Salvador? Continuo aguardando, com ansiedade, seu texto sobre sua afirmação de que, portanto o Decálogo ( e não só ele ) está atrelado aos dois mandamentos expostos por João não é nenhuma desonestidade. Será Sr. David Caldas? Estou aguardando… Abraços na graça e paz do Senhor Jesus Cristo, do Aprendiz de Cristão. Clodoaldo…
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maio 19, 2017 at 11:59 am
Caro senhor Clodoaldo. Quem escreve aqui é o senhor Davi Caldas, autor desse e outros textos. Eu me impressiono com a sua capacidade de ignorar propositalmente pontos cruciais das minhas argumentações, isso de modo costumeiro. Só nerste comentário o senhor ignorou solentemente:
1) Que os dois mandamentos apresentados por Jesus são um resumo de todos os outros mandamentos, o que significa que ele carrega outros mandamentos atrelados e não apenas aqueles dois;
2) Que foi o sistema da Torá que foi abolido e não todos os seus mandamentos (boa parte continuou no sistema da Nova Aliança);
3) Que o silêncio não prova que o sábado foi abolido, ao contrário, é o que se esperaria caso ele continuasse vigente (expliquei isso no texto sobre o argumento probabilistico sobre o sábado, e você está usando o argumento do silêncio de novo);
4) Que a redação dos mandamentos e de toda a Torá fora feita em uma linguagem própria para a nação Israelita da época em função de ela ser a única que seguia Yahweh no contexto em questão (o que não significa que a essência dos mandamentos se limite aos israelitas da época – você está se apegando à forma em vez do conteúdo).
Chamo especial atenção para a ignorância cometida no ponto 1. Você diz: “Nos vv.l-2 vemos que João fala de Jesus Cristo, e o pronome possessivo seus refere-se a Jesus e aos seus mandamentos e não ao decálogo (Jo 13.34; 15.12; 1 Jo 3.23; 4.21; 2 Jo 5)”. Meu Deus, você ignora tudo o que falei a respeito dos dois mandamentos serem um resumo. Apenas reafirma sua posição anterior. Diz ainda: “Encontramos no Novo Testamento uma porção de coisas que são chamadas mandamentos: os dois grandes mandamentos Mt 22.36-40, os preceitos de Cristo são chamados de mandamentos (Jo 14.15, 21; 15.10; 13.34; At 1.2)”. Os dois mandamentos foram tirados da Torá. São um resumo. Jesus diz isso. Os fariseus que fizeram a pergunta queriam saber isso: quais os dois principais mandamentos da Torá, que resumiam todo o resto. Você simplesmente ignora tudo. Você ignorou o texto todo. Apenas veio aqui nos comentários e reafirmou tudo o que vinha dizendo.
Sobre seu questionamento à respeito da lei moral e a lei cerimonial, há uma confusão na sua mente. Os adventistas não pregam que a lei moral é apenas os dez mandamentos. Os dez mandamentos são também um resumo de todas as leis morais presentes na Torá. A lei contra a bestialidade, por exemplo, não se encontra explicitamente no decálogo. Mas ela existe e é válida. Então, o decálogo é apenas um resumo. Em geral, os teólogos entendem que cada um dos preceitos dos decálogo se desdobra em outros. Assim, o mandamento de não adulterar tem sua base no casamento tal como padronizado por Deus, isto é, monogâmico e hetero. Assim, um desdobramento desse mandamento seriam todos os mandamentos referentes à manutenção desse padrão. Logo, não adulterar seria um resumo de outros mandamentos como não praticar bestialidade. Um resumo, torno a enfatizar, aponta para um todo maior. Não se pode tomar o resumo como um princípio suficiente em si mesmo. È preciso achar no resumo todos os seus desdobramentos. Jesus leva isso até as últimas consequencias quando desdobra do mandamento de não matar o preceito de não odiar, por exemplo. Então, não Clodoaldo, não foram abolidos 603 mandamentos. Há muito mais mandamentos morais na Torá. O decálogo apenas resume esse todo de mandamentos morais e, por isso, costuma a ser mais enfatizado.
Sei que vai voltar a comentar aqui. Peço que não ignore os pontos centrais da minha argumentação. Não faz sentido eu escrever quilômetros de texto para você chegar aqui e ignorar a explicação sobre resumos, ignorar a diferença entre abolição de sistema e abolição de todos os mandamentos, usar novamente a falácia do argumento do silêncio e ignorar que a forma da Torá e do decálogo é propositalmente escrita em linguagem compreensivel aos israelitas por uma questão de contexto histórico. Não me importo que venha aqui, comente e se opnha aos argumentos. Mas me incomodo de que eles sejam ignorados. Se não concorda com a argumentação em cadaum desses pontos você precisa expor a razão e não simplesmente reafirmar o que já havia dito antes.
Para terminar (e ainda vou explorar isso em um próximo texto), sua visão de graça está errada. Baseia-se num erro lógico. Já reparei isso. Você supõe (ainda que seja inconsciente) que o fato de boas obras e obediência não salvarem ninguém implica que más obras e desobediência não condenam. Ora, matar e roubar são condutas erradas. Quem se mantém na prática do roubo e do assassinato, sem se arrepender genuinamente e abandonar essa vida, não será salvo pela graça de Cristo. Mas o oposto não é verdadeiro. Quem se abstém a vida inteira da prática do roubo e do assassinato não necessariamente será salvo. Cumprir mandamentos não salva ninguém. Mesmo que um homem cumprisse todos os mandamentos morais, não poderia ser salvo por isso. Quem nos salva é a graça de Cristo mediante a fé em seu sacrifício e em seu Senhorio para conosco. Se alguém não possui essa fé pode ser a melhor pessoa do mundo, mas não será salva. Por outro lado, descumprir mandamentos deliberadamente pode sim condenar. Percebe? Vou repetir: Cumprir mandamentos e fazer o bem não salvam ninguém. Mas descumprir mandamentos e fazer o mal condenam. O bem que um cristão pratica constantemente jamais será a razão pela qual ele é salvo (na verdade, será o efeito de sua salvação em Cristo e sua comunhão com o Espírito Santo). Aliás, todo o bem que fazemos provém da ação de Deus sobre nós, de modo que não há mérito nenhum nisso. O mal que um indivíduo pratica constatemente, por outro lado, irá condená-lo. Cumprir regras não salva. Descumprir regras condena. Acho que fui bem claro. A graça de Deus não exclui a necessidade de viver em retidão. Ela apenas nos possibilita perdão para os nossos pecados e justificação para sermos salvos (o que nossas obras não podem fazer). Mas a partir da justificação temos por obrigação sermos obedientes. Para sermos salvos? Não. Para não sermos condenados. A salvação está na fé em Cristo. A condenação está na escolha deliberada do pecado.
Att.,
Davi Caldas.
Equipe Reação Adventista
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outubro 24, 2017 at 2:57 pm
Republicou isso em e comentado:
Resposta a clássica afirmativa: “Jesus resumiu a lei em dois mandamentos”. Recomendo!
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dezembro 26, 2017 at 10:29 am
BOM DIA.
NA REPREENSÃO QUE JESUS FEZ AOS ESCRIBAS E FARISEUS ELE CITOU EXEMPLOS DE EXIGENCIAS DA LEI DE DEUS E DISSE O SEGUINTE:
MATEUS 23:23
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
VEJA QUE ELE COMEÇA CITANDO A LEI USANDO COMO EXEMPLO LEVITICO 27:30 ( QUE É CONSIDERADO POR VOCES COMO LEI CERIMONIAL).
JESUS OS REPREENDE POR RESPEITAREM FIELMENTE A ORDEM QUE ESTÁ NA LEI PARA PAGAR O DIZIMO DAS PLANTAS E HORTALIÇAS POREM ELES VIOLAM AS OUTRAS COISAS MAIS IMPORTANTES DA LEI QUE SÃO JUIZO A MISERICORDIA E A FÉ.
POR FAVOR RESPONDAM O SEGUINTE:
SE LEVITICO É LEI CERIMONIAL QUE SÓ APONTAVA PARA O SACRIFICIO DA LEI (COMO ASSIM ENTENDEM) ONDE ESTÁ ESCRITO NA
LEI CERIMONIAL SOBRE O JUIZO (JUSTIÇA) A MISERICORDIA E A FÉ?
NOTE QUE ELE ENFATIZA A NEGLIGENCIA “DAS COISAS MAIS IMPORTANTES DA LEI” MOSTRANDO ASSIM QUE TUDO ERA A LEI (E NÃO FAZIA DIVISÃO)
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei…
CONCORDA QUE SE HOUVESSE DIVISÃO DE LEI CERIMONIAL E MORAL ELE DIRIA:
” Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei MORAL…
1 – ONDE NA LEI CERIMONIAL ENCONTRAMOS ORDEM DE NÃO DESPREZARMOS O JUIZO A MISERICORDIA E FÉ?
2 – LUCAS 5:17
“7 E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei,”…
SE A LEI MORAL ERAM SÓ OS 10 MANDAMENTOS POR QUE PRECISARIA DE SE ESTUDAR PARA DECORAR E ENSINAR SÓ 10 MANDAMENTOS?
OS DEMAIS ISRAELITAS (NÃO OS DOUTORES) ERAM TÃO IGNORANTES ASSIM QUE NÃO CONSEGUIAM ENTENDER O QUE ERA “NÃO MATAR” “NÃO MENTIR” “NÃO ADORAR OUTROS DEUSES” NÃO VIOLAR O SABADO”…?
E OS DOUTORES DA LEI TINHAM QUE SER DOUTORES DA LEI PORQUE SENÃO NÃO CONSEGUIRIAM ENSINAR OS DEMAIS O QUE SIGNIFICAVA “NÃO MENTIR” “NÃO ADULTERAR” “NÃO VIOLAR O SABADO” NÃO COBIÇAR”?
EM NEEMIAS 8:8 SE DIZ:
” E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.”
QUE LEI OS LEVITAS LIAM E FAZIAM COM QUE SE ENTENDESSE O SENTIDO DELA? A LEI DOS 10 MANDAMENTOS OU A LEI CERIMONIAL?
SE VOCE ESTIVESSE LÁ E ELES ESTIVESSEM LENDO A “LEI MORAL” SERIA NESCESSÁRIO QUE EXPLICASSEM PARA VOCE CADA UM DOS 10 MANDAMENTOS?
OU VOCE CONSEGUIRIA ENTENDER POR CONTA CADA UM DOS 10 MANDAMENTOS?
AGORA SE TODA A LEI CITADA NO NOVO TESTAMENTO DO VELHO TESTAMENTO SE REFERE A TANTO OS 10 MANDAMENTOS COMO AS DEMAIS LEIS ENTÃO TODAS AS PASSAGENS SOBRE A LEI QUE FOI ABOLIDA FICAM MAIS CLARAS PARA QUE NÓS ENTENDAMOS O QUE DEIXOU SER OBRIGATORIO CONCORDA?
ATENCIOSAMENTE
MAIA
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dezembro 26, 2017 at 11:42 am
“SE LEVITICO É LEI CERIMONIAL QUE SÓ APONTAVA PARA O SACRIFICIO DA LEI (COMO ASSIM ENTENDEM) ONDE ESTÁ ESCRITO NA LEI CERIMONIAL SOBRE O JUIZO (JUSTIÇA) A MISERICORDIA E A FÉ?”.
Levítico não é só lei cerimonial. Há mandamentos morais no livro de Levítico. E a ideia de justiça, misericórdia e fé permeia toda a Bíblia.
“NOTE QUE ELE ENFATIZA A NEGLIGENCIA “DAS COISAS MAIS IMPORTANTES DA LEI” MOSTRANDO ASSIM QUE TUDO ERA A LEI (E NÃO FAZIA DIVISÃO)”.
Sim, tudo era lei. A Torá é um todo de 613 mandamentos. Embora os próprios judeus entendessem que alguns eram mais importantes que outros, todos deveriam ser seguidos, pois todos faziam parte da lei.
“SE A LEI MORAL ERAM SÓ OS 10 MANDAMENTOS POR QUE PRECISARIA DE SE ESTUDAR PARA DECORAR E ENSINAR SÓ 10 MANDAMENTOS?”.
A parte moral da lei (ou lei moral, como preferir) não se compõe apenas dos dez mandamentos. O decálogo é um resumo. Assim como a formula de Jesus de dois mandamentos, ou a de Paulo, de um só, são resumos também.
“AGORA SE TODA A LEI CITADA NO NOVO TESTAMENTO DO VELHO TESTAMENTO SE REFERE A TANTO OS 10 MANDAMENTOS COMO AS DEMAIS LEIS ENTÃO TODAS AS PASSAGENS SOBRE A LEI QUE FOI ABOLIDA FICAM MAIS CLARAS PARA QUE NÓS ENTENDAMOS O QUE DEIXOU SER OBRIGATORIO CONCORDA?”.
A palavra lei, no NT, traduz o termo grego “Nomos”, que por sua vez era usado para traduzir “Torá”. A Torá é a lei como um todo, isto é, como um sistema completo de 613 mandamentos (conforme contabilizam os judeus). Desse todo de 613, apenas mandamentos cerimoniais prefigurativos de Cristo foram substituídos pelo sacrifício de Cristo, conforme o livro de Hebreus. Isso quer dizer que a Torá como sistema completo de 613 mandamentos realmente não é mais válida. Mas não quer dizer que todos os mandamentos desse todo se tornaram obsoletos.
Abraços,
Equipe Reação Adventista.
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junho 30, 2018 at 9:30 pm
So´para esclarecer mais um detalhe que eu queria ter dito no comentário anterior a respeito do nome da igreja que um dia eu tive um medinho, Igreja adventista do sétimo dia.
7 é o numero da perfeição, olha que maravilha,
7 são as cores do arco iris,
7 são as notas musicais,
7 são as maravilhas do mundo.
7 é o santo sábado do Senhor.
Acho que não teria uma escolha melhor para definir esta denominação. Curioso e nada assustador!
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junho 30, 2018 at 9:39 pm
Ola`me chamo Mariangela, tenho 29 anos, não sou uma pessoa muito estudada, nem religiosa, nem conhecedora de toda a verdade, iniciei um estudo bíblico recentemente, e sou como uma criança que esta aprendendo a ler e formar as primeiras palavras, e com a visão de uma criança que esta começando a conhecer o mundo digo que ninguém da minha família tem esse conhecimento sobre as escrituras nem mesmo esse habito ou costume de guardar o sábado, pois todos fizemos o catecismo, perdão, eu e minhas 3 irmão nem isso fizemos pois nossos pais trabalhavam muito e nos deixavam sozinhas em casa, porem o que me chama atenção é que no puco que já aprendi estou entendendo a importância desse livro chamado Bíblia.
Toda a Bíblia foi inspirada por Deus correto? Mas os 10 mandamentos foram escritos pelo próprio Deus, me corrijam se estou enganada.
Existe uma batalha entre o bem e o mau ha muitos seculos, Deus é amor e verdade, enquanto satanás mentira e engano.
A bíblia diz que a verdade de Deus seria jogada por terra em Daniel 8:12; “E o exercito lhe foi entregue,com o sacrifício continuo, por causa das transgressões; e lançou a verdade por terra; fez isso e prosperou.”
E que os 10 mandamentos escritos por Deus na pedra seriam alterados. esta em Daniel 7:25 ” E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues nas suas mãos por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.
E que os homens mudariam a verdade de Deus em mentira em Romanos 1:25 ” pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!”
Se você procurar nos registros da historia do – Catecismo da Igreja Católica;edição revisada de acordo com o texto oficial em latim ( Edições Loyola, 10º edição, julho de 2000), p. 570. diz que
A igreja romana adotou oficialmente a observância do domingo no ano 364 d.c. no (concílio de Calcedônia). “O mandamento da igreja determina e especifica a lei do senhor : Aos domingos, os fieis tem a obrigação de participar da missa.”
O imperador Constantino adorador do deus Sol, converteu-se superficialmente, trazendo para a Igreja cristã essa e outras praticas pagãs. Ele adorava o deus Sol aos Domingos, domingo em inglês é Sunday, Sun= SOL Day= DIA, DOMINGO = SUNDAY= DIA DO SOL.
E isso foi passado de geração em geração e hoje milhões e milhares de almas seguem no engano os mandamentos de homens e as tradições, isso esta no novo testamento em Marcos 7:6- 9, 13
6 E ele, respondendo, desse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas,como esta escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração esta longe de mim.
7 Em vão porem, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
8 Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens, como o lavar dos jarros e dos copos, e fazei muitas outras coisas semelhantes a estas.
9 E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.
13 Invalidando, assim, a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas
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Bom pelo meu entendimento pelo pouco que conheço, pois como falei antes sou como uma criança que esta na escola primaria e ainda estou aprendendo, tem muita lição de casa pra fazer, por tanto por favor peço aos mais entendidos do que eu que não me bombardeiem pois essa é uma verdade que eu adotei para mim, pois acredito num Criador um Deus bom e justo que escreveu com o seu dedo na pedra para que ficasse solido e eterno os seus mandamentos em nossos corações para que nos lembremos dele para sempre. E creio que todo aquele que tem um coração sincero e mole vai entender essa verdade e fica a critério de cada um escolher a que Deus servir. Se ao Deus que te criou ou vai servir aos santos, ao papa, o deus homem, ao deus sol ou o que mais nossos antepassados inventaram.
O próprio Jesus disse em Mateus 5:17,18 “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas, não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo, até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.
Os mandamentos estão divididos em 2, duas tabuas de pedra e são uma base para ensinar como amar a Deus sobre todas as coisas e como amar o próximo como a si mesmo:
1 – Em uma tabua de pedra o criador ensina como amar a Deus:
1. Não terás outros deuses além de mim.
2. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
3. Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
4. Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que esta dentro da tua casa.
( Na minha opinião Deus nos deu um alerta quando escreveu: Lembra-te do dia do sábado, pois ele sabia que muitos iriam esquecer ou já tinham esquecido, no meu caso eu não sabia e tem muitos que não sabem. O Sábado é o selo de Deus a marca de Deus que separa o rebanho do criador do rebanho da besta. É um dia pra se dedicar a coisas que Edifiquem e fortaleça espiritualmente e te aproximem do criador juntamente com a família. É um dia especial.)
Deus não instituiu o sábado para o judeus ou para o romano, Deus instituiu o sábado na Criação e e deu ao homem de presente para que guarde como um memorial do seu criador.
“Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há.
No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.
Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
Gênesis 2:1-3
2 – Na outra taboa de pedra o criador ensina como amar o próximo como a si mesmo:
5. Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10.Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.
Estes mandamentos estão em Êxodo 20:3- 17.
Estamos todos salvos pela graça correto, Pois Jesus Cristo nos livrou dos pecados e venceu a morte na Cruz, morreu na sexta-feira e sendo o filho de Deus poderia ter ressuscitado no sábado mas guardou o mandamento do pai, assim como os discípulos e também Maria, tanto, que as mulheres poderiam ter levado os perfumes e ervas para embalsamar o corpo do filho de Deus no sábado e no entanto só foram no domingo.
Para ser Salvo não basta apenas ser bom e fazer o bem, Deus te da vida e te livra de muitos perigos para que tu tenha a chance de conhecer a verdade, e aceitar a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, arrepender – se dos seus pecados, confessa-los a Deus e largar deles, ser batizado nas águas é como morrer e nascer para uma vida nova, e por consequência seguir os seus Mandamentos, pois o pai esta no filho e o filho esta no pai.
A intenção não é levantar uma guerra, converse com o seu coração, e veja se vale a pena continuar seguindo o mandamento daquela mulher, a igreja mãe, sim aquela assentada sobre os 7 montes, aquela que mudou o mandamento de Deus, e se veste de ouro e pedras preciosas e levantou vários santos para serem adorados, e dela saíram muitas filhas que seguem os mesmos mandamentos.
Olha eu nem sou adventista, mas com tantas descobertas estou seriamente avaliando alguns valores.
Eu tinha medo desse nome, Igreja adventista do sétimo dia, pois me lembrava algo com missa de sétimo dia. Que medo! Pois eu não sabia o que acontecia com os mortos, se pudiam voltar e assombrar, coisa de criança, pois assustavam a gente quando criança e uma delas eram que os mortos puxavam o pé. Risos e brincadeiras a parte hoje eu tenho certeza que os mortos não fazem nada apenas dormem e aguardam a volta de Cristo. E que são os demônios que alias existem ao milhares que falam pelos mortos para levar as pessoas ao engano de que a alma não morre e fica reencarnando sucessivamente.
Claro, pois satanás e seus anjos caídos já estão condenados, o fogo santo e o enxofre foi feito para eles e não para os humanos, mas muitos se apegam a essa ideia de reencarnação e não largam o pecado, e quando cristo voltar vai todo mundo pro saco, Desculpem a expressão mas é a mesma situação por exemplo se você esta com seu amigo traficante ou que esta usando drogas e de repente a policia bate, vai todo mundo pro chilindró.
satanás tem prazer de enganar o povo, e é muito ardiloso, ele quer que as pessoas acreditem que ele não existe, assim ele pode agir livremente na vida das pessoas.
Deus fala a verdade, enquanto satanás usa de mentiras e artimanhas muito bem elaboradas, e quanto mais almas satanás e seus demônios conseguirem levar junto pro buraco maior e´a tristeza de Deus.
Somente Deus é imortal.
Quem de nós no lugar de Eva lá no jardim do Edem não ficaria impressionado ao ver um animal falar? E quem vocês acham que encarnou na serpente? Sem duvida foi o diabo.
E quem você acha que encarna em um médium por exemplo?
A bíblia diz que satanás tem poder de reproduzir a voz de qualquer um, e sabe detalhes da vida de todo mundo, só não pode reproduzir a imagem das pessoa nitidamente e sim um vulto, é assim que ele impressiona muitos através de cartas psicografadas, ate eu ficaria impressionada com a riqueza de detalhes que consegue descrever através de um mediu por exemplo.
Isso certamente trás conforto para quem perdeu um ente querido ate eu acreditei que os mortos poderiam se comunicar com os vivos, mas isso antes de estudar a palavra de Deus.
satanás e seus demônios não pode ler seus pensamentos, mas estão sempre de redor de ti e lendo suas expressões faciais, testando pra ver qual suas fraquezas te observando atentamente, pra saber onde e como pode te tentar.
satanás leu a bíblia e usa passagens da própria bíblia pra sustentar suas mentirar.
Bom, eu aprendi que tem duas ressurreição, a primeira para a vida eterna, na primeira Jesus Cristo vem ressuscita os justos os transforma e arrebata para o céu junto com os vivos que forem salvos, e os impios morrem temporariamente,
Por mil anos a terra ficara vazia e satanás e seus demônios sem ninguém para tentar.
por mil anos haverá um julgamento no céu onde todos os justos vão participar e os justos enfim entenderam porque muitos não estarão lá pai, mãe, marido, esposa, filho, irmão, vizinho,professor inclusive pregadores, pastores e todos que não andaram de acordo com os mandamentos, que tiveram em algum momento da vida oportunidade de conhecer a verdade mas a rejeitaram.
Apos os mil anos Jesus desce com os justos e a cidade santa, para dar a sentença aos impios e haverá a segunda e maior ressurreição de todas, Jesus ira ressuscitar todos os impios para terem a morte eterna junto com satanás e os demônios com fogo santo e enxofre para limpar a terra de todo pecado, e Deus fara uma nova terra.
lembrando que Deus ama o pecador, todos nos somos pecadores, mas Deus rejeita o pecado e quem ficar agarrado ao pecado vai receber a morte eterna, pois o salario do pecado é a morte.
Bom, sei que muitos irão se manifestar contrários, a minha opinião, mas eu descobri tudo isso na bíblia em poucas lições que fiz, mas acredito que este livro alem de pre histórico pois foi escrito a mais de 2 mil anos atras, por mais de 40 autores diferentes, em um período de 1600 anos, Acredito que esse livro é verdadeiro e tem um valor inestimável, rico em conhecimento, pois relata acontecimentos da historia, tudo o que foi um dia profetizado aconteceu e porque agora seria diferente? acredito que este livro não perdeu o valor e é usado inclusive nos tribunais da terra e relata muitos fatos que já aconteceram e que iram acontecer.
A respeito do nome da igreja que um dia eu tive um medinho, Igreja adventista do sétimo dia.
7 é o numero da perfeição, olha que maravilha,
7 são as cores do arco iris,
7 são as notas musicais,
7 são as maravilhas do mundo.
7 é o santo sábado do Senhor.
Acho que não teria uma escolha melhor para definir esta denominação.
Curioso e nada assustador!
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março 28, 2021 at 1:20 pm
Quandoo senhor se refere aos textos de Mateus 22 e Marcos 12, nas considerações iniciais, por que não acrescenta também os versículos de Lucas 10:25 a 28, destacando o versículo 25 e o 28, pois define que os seguidores dos dois mandamento herdarão a vida eterna (25) e viverá (28)?
Poderia enviar a resposta para meu email, ou o link, já que achei essa página por acaso e talvez não volte nela novamente. eduardounilog3@gmail.com.
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